Plano de Aula Bíblica Adultos Betel/ Lição 05: O Novo Nascimento – O Diálogo Transformador com Nicodemos

   


     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.


__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor(a).

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.


Apresentem o título da lição:
O Novo Nascimento – O Diálogo Transformador com Nicodemos



Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão


Harpa Cristã 165 - A Armadura Cristã



Harpa Cristã 227 - Deus Amou Este Mundo


Hino 345 - Harpa Cristã - Oh! Tenho Gozo


Harpa Cristã 447 - Nascer De Novo


Harpa Cristã 073 - Vem, Vem A Mim



SUGESTÃO
Para iniciar a aula, utilizem a:
Dinâmica: Novo Nascimento
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento.
Material:
01 porção de milho de pipoca

01 porção de pipoca

Alguns piruás(grãos que não estouraram)

01 porção de óleo

01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)

Pipoca para os alunos(vocês podem distribuir uma porção de pipoca para cada aluno, se desejarem e for conveniente).

Procedimento:
- Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.

- Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?

Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.


- Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.


Milho de Pipoca

    Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.

   O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: A dor. Pode ser fogo de fora: Perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: Pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

   Há sempre o recurso do remédio: Apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: Vai morrer.

  Dentro da sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz.

   Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.

  Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casa dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria a ninguém.
Autoria do texto: Rubem Alves.

- Depois, apresentem o piruá, aquele grão que não estourou.

- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação, pelo Novo Nascimento.

- Agora, falem sobre:

  O óleo e o fogo, símbolos do Espírito Santo, podem representar a atuação dEle na vida da pessoa que recebe a salvação, passando a ter um caráter transformado.

O barulho pode representar a alegria da transformação.

- Para concluir, leiam:

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo”(João.3. 3 e 7).
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica: Blogatitudedeaprendizblogspot.com



SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.


RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Na lição deste domingo estudaremos a respeito do O Novo Nascimento – O Diálogo Transformador com Nicodemos.

       Encontro entre Nicodemos, um fariseu e membro do conselho supremo ou Sinédrio, e o Senhor Jesus Cristo. Ao narrar acerca deste encontro, o discípulo amado nos deu um ensino específico e profundo acerca da regeneração, do Novo Nascimento. No decorrer da aula, explique aos alunos o fato de que Jesus deixou claro em sua mensagem que religiosidade não basta, é preciso nascer de novo. É importante também ressaltar que o Novo Nascimento é o mesmo que conversão e regeneração. Este é um milagre realizado somente por Jesus mediante a nossa fé nEle. Somente o Senhor pode recriar o ser humano caído tornando-o filho(a) de Deus (Jo 1.12).

Diga aos alunos que Ni­codemos era um fariseu. 
Explique que “os fariseus eram um grupo de líderes religiosos ao qual Jesus e João Batista criticavam frequentemente, por serem um grupo de pessoas hipócritas. Muitos fariseus sentiam uma intensa inveja de Jesus, porque Ele minava sua autoridade e desafiava seus pontos de vista. Mas Nicodemos era investigador, e acreditava que Jesus tinha algumas respostas. Sen­do um professor instruído, Nicodemos foi ver a Jesus para ser ensinado. Comente que não importa quão inteli­gente e bem educado sejamos, devemos ir a Jesus com a nossa mente e o nosso coração abertos para que Ele possa nos ensinar a verdade a respeito de Deus. (Adaptado da Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p.1302.)

Pergunte aos alunos:
 “O que Nicodemos sabia, a respeito do reino incentive a participação de todos e em seguida, explique que com base na Bí­blia, “ele sabia que ele seria governado por Deus, que seria restaurado sobre a terra e incorporaria o povo de Deus. 
Jesus revelou a este devoto fariseu que o reino viria para o mundo inteiro (Jo 3.16). não apenas para os judeus, e que Nicodemos não faria parte desse reino, a menos que nascesse de novo (Jo 3.5). Este era um conceito revolucionário. O reino é pessoal, não é nacional nem étnico, e as exigências para a entrada no reino são o arrependimento e o novo nascimento espiritual.”(Adaptado de Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD. p.1302.)

Explique que “Novo Nas­cimento é conversão, regeneração. Milagre operado no espírito do ser humano através do qual é recriado de conformidade com a imagem divina. 
É o nascimento de cima para baixo.” (ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário Teológico. I3.ed. Rio de Janeiro; CPAD, 2004. p.279)


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor (a), mostre aos alunos quem era realmente Nicodemos.
 


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
1.  Qual a mensagem que Jesus trans­mitiu a Nicodemos? 
R. Não basta ser religioso.



2.  Como Nicodemos é identificado? 
R. Como “príncipe dos judeus”.


3.  Qual o nosso desafio hoje? 
R. Não ceder aos apelos culturais, filosóficos, políticos ou religiosos. Temos o desafio de nos manter firmes mesmo durante as maiores perseguições.



4.  Qual a posição de Nicodemos entre os fariseus? 
R. Era considerado “príncipe dos judeus”.







Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.





TEXTO ÁUREO
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” 2 Соríntios 5.17.


VERDADE APLICADA
Somente o conhecimento intelectual da Bíblia e a boa vontade não nos dispensam de passar pelo novo nascimento para entrar no Reino de Deus.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
_____Identificar a preocupação de Nicodemos com a sua própria situação espiritual
_____Destacar a importância do novo nascimento na vida do crente.
_____Saber que Nicodemos amou Jesus até a Sua morte.



TEXTOS DE REFERÊNCIA
João 3. 1-6
1 E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus;

4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne, é carne, e o que é nascido do Espírito, é espírito.



Jesus fala com Nicodemos


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Jo 3.4 
A conversa com Nicodemos.

TERÇA | Jo 3.3 
O momento da conversa com o Filho de Deus.

QUARTA | Jo 7.45-53 
Nicodemos fala em defesa de Jesus.

QUINTA | Jo 3.7 
Como entrar no Reino de Deus.

SEXTA | Jo 7.46 
Ninguém falou assim com o Filho de Deus.

SÁBADO | Jo 19.38,9 
Nicodemos no sepultamento de Jesus.


MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos reconhecer a necessidade de nascer de novo.

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- Conversando com o Filho de Deus
2- Compreendendo o novo nascimento
3- Nicodemos no Evangelho de João
Conclusão.


INTRODUÇÃO
Veremos, nesta lição, o encontro do fariseu Nicodemos com o Filho de Deus, que lhe fala sobre a necessidade do novo nascimento. Além do singular encontro, abordaremos outros dois textos no Evangelho de João que mencionam Nicodemos. Com a indispensável ajuda do Espírito Santo, é possível extrair desses registros lições preciosas para o nosso crescimento em Cristo.


PONTO DE PARTIDA: 
É necessário nascer de novo.


1- Conversando com o Filho de Deus
Nicodemos reconheceu que Jesus foi enviado por Deus: “Bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”, Jo 3.2. Jesus explicou a Nicodemos que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo (Jo 3.3). Isso gerou dúvida no religioso, que questionou como um homem velho poderia nascer novamente se não teria como voltar ao ventre de sua mãe (Jo 3.4).


1.1. Um encontro improvável. 
Nicodemos tinha uma posição respeitada na sociedade da época, já que era um príncipe dos judeus (Jo 3.1). Além disso, ele era fariseu, ou seja, pertencia ao núcleo mais rigoroso do judaísmo, constituído essencialmente por pessoas da classe média, com grande autoridade entre o povo e muitos protocolos a seguir (Jo 12.42,43). Isso significa que Nicodemos era meticuloso quanto ao cumprimento da Lei Mosaica, tornando o encontro com Jesus um insulto ao seu legalismo.


  • Revista Betel Dominical, 2º Trimestre de 2002, Lição 5: “Este diálogo, tra-vado entre Jesus e uma pessoa especificada, é o mais bem desenvolvido de todos. Como Nicodemos é tão claramente identificado, é possível traçar-se uma clara imagem de sua personalidade e do propósito de sua visita. Como um dos principais dos fariseus, pertencia à fraternidade mas profundamente religiosa de todo o judaísmo. Como líder dos judeus, integrava o supremo organismo jurídico permitido pelos romanos, o Sinédrio, encarregado da liderança espiritual e moral da nação. Como mestre de Israel, era um teólogo preocupado com a verdadeira compreensão e ensino da revelação dada por Deus”.


1.2. É necessário nascer de novo. 
Nicodemos devia estar inseguro quanto à sua situação espiritual, por isso foi ver Jesus (Jo 3.2). Mesmo sendo membro do Sinédrio, que tinha cerca de setenta membros, Nicodemos estava carente de Deus (Sl 42.1,2). O Sinédrio tinha o poder de decidir todas as questões além da jurisdição das cortes locais. Apesar de sua importância e de ser conhecedor das Escrituras, Nicodemos só ouviu sobre a necessidade de nascer de novo ao encontrar Jesus (Jo 3.3). Mais tarde, ele defendeu o Mestre quando os fariseus e os principais dos sacerdotes queriam prender Jesus durante a Festa dos Tabernáculos em Jerusalém (Jo 7.45-53).


  • Revista Betel Dominical, 4º Trimestre de 2017, Lição 5: “A regeneração causada pelo efeito do novo nascimento acontece individualmente, no interior de cada cristão (1Pe 1.23). É o ato pelo qual o pecador recebe vida espiritual através da graça soberana de Deus e obra especial do Espírito Santo, passando a compreender e discernir as coisas espirituais. Sem o novo nascimento não existe qualquer esperança para a salvação. Jesus disse a Nicodemos que o novo nascimento era uma necessidade, sem a qual não havia possibilidade alguma de se fazer parte do Reino de Deus (Jo 3.5). Interessante que o termo ‘novo, no gre-go ‘anothen, significa ‘oriundo do alto, de cima’; por isso, é utilizado se referindo a tudo que tem origem celestial ou do céu. Assim, é possível dizer ‘nascer do alto’ ou ‘nascer de Deus’ (Jo 1.13).

1.3. O que significa nascer de novo.
Conforme o Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong, a expressão “nascer”, dentre outros sentidos, indica “gerar, no sentido ativo, referindo-se a Deus, que tem a prerrogativa de gerar em um sentido espiritual; transmissão de uma nova vida e de um novo espírito em Cristo (1Jo 5.1)”. E a expressão “novo” aponta para o que “é de Deus”. Assim, “nascer de novo” é nascer de Deus (Jo 1.13), receber de Deus uma nova vida espiritual. Trata-se de uma ação que tem origem celestial. É a operação do grande poder em nós (Ef 1.19); não por sermos merecedores, mas porque Deus é riquíssimo em misericórdia e por Seu grande amor (Ef 2.4).


  • Revista Betel Dominical, 4º Trimestre de 2017, Lição 5:”Um termo sinônimo para novo nascimento é ‘regeneração’. A palavra ‘regeneração’ significa “voltar a criar”. É uma referência ao ato pelo qual o homem caído é recriado internamente a uma condição que lhe permite ter comunhão com Deus. Em outras palavras, o novo nascimento é a renovação espiritual da imagem de Deus no homem (Ef 4.24; Cl 3.10). A nossa condição antes da regeneração era esta: “Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (Ef 4.18).

  • Jesus explicou a Nicodemos que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo.


2- Compreendendo o novo nascimento
Nascer de novo é passar por uma mudança profunda (Gl 2.20), começar novamente e renovar-se espiritualmente (2Co 5.17). O Filho de Deus nos livrou da lei do pecado e da morte (Rm 8.2).


2.1. O novo nascimento transforma vidas. 
Quando alguém nasce de novo, há um desejo de viver a nova vida pautada nos ensinamentos do Filho de Deus (1 Jo 2.24-28). Isso acontece porque a mudança proposta por Jesus é uma mudança de consciência, não de aparência (At 24.16). Quando Nicodemos ouviu Jesus falar de novo nascimento, ele não conseguiu perceber que se tratava de uma nova consciência, de morrer para os próprios desejos (1Jo 2.16,17). Ο novo nascimento nos leva a abandonar práticas antigas para viver uma nova vida em Cristo (1Jo 1.9).


  • Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 5: “O apóstolo Paulo em sua primeira Carta aos Coríntios 2.14 diz: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Escrevendo aos efésios, o apóstolo Paulo descreve o novo nascimento como uma ressurreição de entre os mortos (Ef 2.5,6). Ou seja, quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados, a primeira coisa que Deus realizou em nossas vidas foi ressuscitarmos espiritualmente para que pudéssemos compreender, ver, ouvir e receber o espiritual, e, dessa maneira, ter comunhão com Ele através da fé”.


2.2. A necessidade do novo nascimento. 
Todos os seres humanos têm necessidade do novo nascimento para se reconciliar com Deus. O autor da Carta aos Hebreus recomenda não nos afastarmos de Deus: “Vede, irmãos, que haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”, Hb 3.12. Jesus ensinou a Nicodemos que todos precisam nascer de novo para entrar no Reino de Deus (Jo 3.3). Jesus disse a Nicodemos que aquele que é nascido da carne é carne, e o nascido do Espírito é espírito (Jo 3.6).


  • Ralph Earle & Joseph Mayfield (2019, p.50): “O gerado sempre é semelhante ao que o gerou. A aliança antiga só pode produzir a vida antiga. A escuridão gera escuridão. A lei, que é para aqueles que estão sem lei, não pode gerar uma vida boa. Se alguém quer ter vida, a fonte deve ser o Espírito. A preposição usada nesta última frase é muito clara. Uma tradução literal seria “O que é nascido a partir do Espírito é espírito”.


2.3. A ação do Espírito Santo no novo nascimento. 
A nova criação, que Paulo em Efésios expressa como “criados em Cristo Jesus” (Ef 2.10), é levada a efeito pela ação do Espírito Santo: “nascer do Espírito” (Jo 3.5,6). O Espírito Santo opera o novo nascimento e nos concede uma nova vida em Cristo (Tt 3.5). E, após o novo nascimento, o mesmo Espírito habita na nova criatura operando outras obras: capacitação, fruto, ajuda, santificação e tantas outras. Como o próprio Senhor disse: o Espírito está com os discípulos de Cristo e vive com os Seus discípulos (Jo 14.16-17).


  • Revista Betel Dominical, 4º Trimestre de 2017, Lição 5:”Assim como o Espírito Santo desempenhou um papel na criação (Gn 1.2) a regeneração é Obra do Espírito Santo no íntimo das pessoas. Como o Senhor Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo, assim, pela operação do mesmo Espírito, somos “feitos filhos de Deus” (Jo 1.12). Como já visto anteriormente, antes do novo nascimento, o ser humano está, espiritualmente, morto em ofensas e pecados. A regeneração é Deus agindo em favor do homem: “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis…” (Ez 37.14). O Espírito Santo é o Espírito de Vida (Rm 8.2). Logo, o novo nascimento não é somente uma doutrina, mas uma realidade”.

  • O novo nascimento nos leva a viver uma nova vida em Cristo.


3- Nicodemos no Evangelho de João
O nome Nicodemos, no grego, significa “conquistador por povo” ou “vencedor sobre o povo”. Somente o Evangelho de João menciona esse homem. Os registros revelam um homem interessado em conhecer mais sobre Jesus; posteriormente, argumentando com os principais dos sacerdotes e fariseus a favor de Jesus; e participando da preparação do corpo de Jesus e Seu sepultamento.



3.1. Nicodemos reconheceu Jesus como Mestre. 
Jesus era amplamente reconhecido por Suas palavras e ensinamentos, sendo chamado tanto de “Rabi” quanto de “Senhor”, títulos que evidenciavam o respeito que o povo nutria por Ele como Mestre. Esse reconhecimento não se limitava apenas ao povo comum, mas também alcançou membros da elite religiosa judaica. Nicodemos, um fariseu e membro do Sinédrio, rompeu com o preconceito dominante entre as autoridades religiosas ao buscar Jesus para aprender com Ele. Apesar da resistência de seus pares, Nicodemos reconheceu a autoridade de Cristo, dirigindo-se a Ele com respeito e admiração: “Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”, (João 3:2). A atitude de Nicodemos nos lembra que o verdadeiro discipulado exige humildade para reconhecer a verdade e coragem para romper com paradigmas estabelecidos.


  • D.A. Carson (O Comentário de João, Shedd Publicações, 1ª Edição Abril de 2007, p. 187): “Embora fosse um mestre destacado, Nicodemos se dirigiu a Jesus com um colegial rabi. Em certo sentido, isso valeu mais que quando a mesma palavra foi pronunciada por dois discípulos de João Batista não informados (1.38); foi certamente mais respeitoso que o tom de alguns dos colegas de Nicodemos (7.15, 45-52). Tampouco, este desdenhava os milagres de Jesus como aqueles que atribuíram suas Obras ao poder de Satanás (8.48, 52). É a evidência dos sinais miraculosos que convence Nicodemos de que Jesus não é um mestre comum: Ele deve ser um mestre que veio de Deus – o que certamente não é uma confissão da preexistência de Jesus, mas um reconhecimento de que Deus estava peculiarmente com Ele […].”


3.2. Nicodemos rejeita a condenação do Mestre. 
Nicodemos era membro do Sinédrio. João relatou que os principais sacerdotes e fariseus enviaram servos para prender Jesus, mas eles não conseguiram executar a missão, pois as palavras de Jesus tinham autoridade (Jo 7.46). Nicodemos protestou contra a condenação de Jesus pelos líderes religiosos, uma vez que Ele não teve chance de se defender (Jo 7.51).


  • F.F. Bruce (1987, p. 165): “A regra a qual Nicodemos apela é assim formulada na literatura rabínica: ‘Carne e sangue podem julgar um homem depois de ouvir suas palavras; sem ouvi-las, não podem pronunciar julgamento. A lei romana coincidia com a lei judaica neste aspecto […] Mas até o protesto de Nicodemos só conseguiu da maioria irada a sugestão desdenhosa de que ele mesmo também se tornará galileu”. O argumento usado pelos principais dos sacerdotes e fariseus (Jo 7.52) demonstra como eram ignorantes a respeito de Jesus, inclusive sobre a região de seu nascimento.


3.3. Nicodemos leva especiarias para ungir o corpo de Jesus. 
No último registro sobre Nicodemos no Evangelho de João, vemos que ele participou, junto com José de Arimateia, da preparação do corpo de Jesus e de Seu sepultamento. Nicodemos levou uma grande quantidade de especiarias para ungir o corpo de Jesus: “E foi também Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés”, Jo 19.39.

  • F.F. Bruce (1987, pp. 324-325): “Mes-mo que esta mistura de aloés e mirra não fosse um unguento tão caro como o ‘nardo puro’ de Maria de Betânia (12.3-5), uma quantidade tão grande deve ter representado uma despesa que somente um homem excepcionalmente rico podia fazer. Entretanto, por que razão foi trazida uma quantidade tão grande de substância aromáticas para sepultar um homem? Não ficaríamos surpresos se todo este preparo fosse um sepultamento real mas, aos olhos de Nicodemos, e provavelmente também de José, o sepultamento de Jesus tinha tal natureza. Para eles, Jesus era verdadeiramente o que a inscrição na cruz proclamara através de zombaria – O Rei dos Judeus”.

  • Nicodemos rompeu com o preconceito dos fariseus ao reconhecer Jesus como Mestre.


CONCLUSÃO
Concluímos que, porque todos pecaram (Rm 3.23), todos precisam se submeter à condição estabelecida por Deus para entrar em Seu Reino: o novo nascimento. Essa experiência é resultado da ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus na vida daquele que crê em Jesus Cristo e se arrepende de seus pecados (At 2.38; 3.19), resultando em um viver como nova criatura em Cristo (2Co 5.17).




  



Para finalizar utilizem a:
Utilizem a dinâmica do sonrisal
Entender a atuação do ES em nossa vida.

A) Primeiro coloca um sonrisal ao lado do copo com água
B) Segundo sonrisal no copo, dentro d’agua, mas com envelope, e se afasta.
C) Terceiro tira o sonrisal do envelope e coloca-o dentro da água.

Professor(a). Segura o copo e deixa o povo observar o que acontece. Depois, pergunta: O que aconteceu? (Deixar falar.) Para decidir em tomar a água e qual tomar, primeiro tenho que ter a consciência que preciso, de que estou doente. E Agora? Qual dos três copos faria mais efeito se você tivesse passando mal e o bebesse? Assim age o ES e assim entendeu Nicodemos, O ES só age assim...

*Não basta ouvir falar de Jesus, ouvir seus conselhos e nada fazer ( pegar o sonrisal, tirar a embalagem e colocar no copo e beber). Também não adianta pegar, colocar no copo e só. Ir nos cultos e desanimar. ( Não orar, buscar ter experiências, madrugar, jejuar... tirar a embalagem e tomar não é para desanimados) 

* O ES só age se tirarmos a embalagem, tirar tudo aquilo que entristece o Sr Jesus, palavrões, gírias, maus hábitos que estavam comigo antes... tenho que nascer de novo, tirar a embalagem jogar no copo e tomar, deixar o ES agir curando e sarando nossas feridas. Lembra quem foi um dos dois que Sepultaram o Sr?
Nicodemos - passou de Criatura a Filho de Deus.
Fonte da dinâmica por SulamitaMacedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com




Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos!!



O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14


Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 


  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus


Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus


Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas


Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática


Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Postagem Anterior Próxima Postagem