Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 05: Sansão: O livre-arbítrio no plano divino

 


     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.



SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
Sansão: O livre-arbítrio no plano divino
Professor(a). Professor(a)! É triste alguém ser lembrado por algo de errado que porventura fez na vida. Sansão possuía um grande potencial. Muitas pessoas iniciaram suas vidas com características semelhantes às dele. Nascido como resultado da promessa do Senhor para os israelitas Manoá e sua esposa, Sansão faria uma grande obra para Deus — salvaria Israel dos filisteus. Para ajudá-lo a realizar aquela determinação divina, ele recebeu uma enorme força física. Por ter desperdiçado suas energias em enigmas, envolvido-se em brigas e abandonado completamente seu nazireado, para satisfazer a mulher a quem amava, ficamos inclinados a vê-lo como um fracassado. Lembramos dele como o juiz em Israel que passou seus últimos dias moendo grãos em uma prisão inimiga e dizemos: “Que desperdício de potencial.

Sim. Sansão desperdiçou sua vida. Poderia ter fortalecido a sua nação. Poderia ter retornado ao seu povo para a adoração a Deus. Poderia ter acabado com os filisteus. Porém, apesar de não fazer qualquer uma dessas coisas, ainda realizou o propósito anunciado pelo anjo que visitou seus pais antes do seu nascimento. Com este ato final, Sansão começou a resgatar Israel dos filisteus.

Curiosamente, o Novo Testamento não menciona os erros de Sansão ou suas heroicas proezas de força. Em Hebreus 11.32,33, ele é apenas listado entre os que ‘subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas’ e também receberam ajuda sobrenatural. Finalmente, reconheceu que dependia de Deus para ser vitorioso. Quando morreu, o Senhor transformou suas falhas e derrotas em vitória. Sua história ensina-nos que nunca é muito tarde para recomeçarmos. Não importa quão terrível possa ter sido nossa falha no passado, hoje não é muito tarde para colocarmos nossa completa confiança em Deus.

Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história de Sansão, como um exemplo a não ser seguido em relação ao uso do livre-arbítrio. Faça um cartaz com as seguintes informações deste personagem bíblico:
Fonte: www.escoladominical.com




Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Obedecer é Prova de Amor


Cristina Mel A Força de Deus


Sandrinha - Sansão


AMOR QUE VENCE - 27. HARPA CRISTÃ - (CIFRADO) - Carlos José


Harpa Cristã: 124



Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo:
Enfatizar a importância de obedecer normas.

Material:
O material pode ser improvisado de acordo com o tipo de brincadeira escolhida pelos grupos.

Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.

- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.

- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.

- Depois, perguntem:

Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?

Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?

- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição vamos estudar sobre o jovem Sansão que deveria cumprir regras, porém decidiu não cumpri-las e por isso sofreu as consequências de sua desobediência a Deus.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com



SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
      Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.



RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Você já ouviu alguém dizer esta frase
A vida é feita de escolhas?
- Quando alguém diz que não gosta de fazer escolhas, na verdade, já está fazendo, afinal, não decidir já é uma decisão.
- Como servos e servas de Deus, temos o privilégio, dado pelo Senhor, de fazer escolhas pois Ele nos deu o livre- -arbítrio. 
- No entanto, a Palavra de Deus nos diz que todas as escolhas têm consequências, sejam boas ou ruins.



ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É SANSÃO?
2. UMA ENTRADA TRIUNFAL
3. DALILA: SÓ MAIS UM PASSO PARA O ABISMO.
4. QUEM TEM PROMESSA DE DEUS NÃO MORRE?



OBJETIVOS:
  • ENTENDER o propósito do voto nazireu no nascimento de Sansão;
  • IDENTIFICAR os tropeços contínuos e frequentes de Sansão;
  • MOSTRAR a realidade do princípio do livre-arbítrio.






Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

 







Fonte e crédito/CPAD.



De todo o meu coração!!!



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.


Seja imitador de Deus

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Postagem Anterior Próxima Postagem