Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 06: Samuel: Privilégios e responsabilidades de um vocacionado

       A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


       Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
       Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.



SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
Samuel: Privilégios e responsabilidades de um vocacionado
       Professor(a)! Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.

“À medida que Samuel preparava-se para transferir a liderança para Saul, o novo rei de Israel, ele fez um discurso de despedida. Samuel pediu à massa reunida que julgasse a sua vida. Entre tantas palavras, ele lançou este desafio: ‘Examinem meus registros. Se fiz algo errado, digam-me agora!’

A multidão unanimemente afirmou que a vida de Samuel era absolutamente íntegra. ‘Você nunca nos fraudou ou oprimiu’, eles responderam. ‘Você nunca tirou nada das mãos de ninguém’. Em outras palavras, a reputação de Samuel era sem mancha. Deus havia planejado este testemunho para desafiar Saul, mas isso também honrou a vida de fidelidade de Samuel.

Você teria coragem de levantar-se diante dos seus colegas de classe, vizinhos, membros da família, colegas e membros da igreja e perguntar a mesma coisa? Por que sim ou por que não? Coloquemos de outra maneira: imagine-se nomeado para uma alta posição do governo. Repentinamente, a mídia está cavando a sua história pessoal em busca de sujeira. Eles encontrariam alguma coisa?

Se você não tem vivido uma vida autêntica, clame pelo perdão e purificação oferecido por Cristo. Então pense em uma atividade específica que você precisa parar de fazer e uma outra que precisa começar a fazer, de forma que seu comportamento se encaixe com aquilo que você afirma crer.”
(Devocional: 365 Lições de vida extraídas de personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 93)


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Eu Tenho Um Chamado - Quatro por Um (Com Letra) 


Quando Deus Escolhe Alguém | DVD Águas Purificadoras | Diante do Trono


Antônia Gomes - Deus Está Comigo | Clipe Oficial



Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Samuel! Samuel!
Objetivo: 
Contextualizar o chamado de Samuel com a vida dos alunos.

Material:
Não é necessário

Procedimento:
- Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um aluno da classe para representar o personagem Samuel.

- Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.

Peçam para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura reconhecer de quem é a voz.

Este procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês trocam o aluno “Samuel” também.
- Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do colega) que eu te escuto.

Se ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.

- Depois, conversem com os alunos sobre:

O que estão escutando?

Obedecem a estas vozes?

De quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?

De que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?

- Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem se comportar e observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico e a orientação dos seus pais.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com



SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
      Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.



RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Professor(a). Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história de Samuel, como um exemplo de quem realmente dá ouvidos à voz de Deus. 


Faça um cartaz com as seguintes informações deste personagem bíblico:

Pontos fortes e êxitos: 
• Usado por Deus para ajudar na transição de Israel de um livre governo tribal para uma monarquia.
• Ungiu os dois primeiros reis de Israel.
• Foi o último, porém mais eficiente juiz de Israel.
• Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.

Fraquezas e erros: 
• Foi incapaz de levar seus dois filhos a uma íntima comunhão com Deus.

Lições de vida: 
• O significado das realizações do povo está diretamente relacionado à sua relação com Deus.
• O tipo de pessoas que somos é mais importante do que qualquer coisa que possamos realizar.

Informações essenciais: 
• Local: Efraim.
• Ocupação: Juiz, profeta e sacerdote.
• Familiares: Mãe – Ana; pai – Elcana; filhos – Joel e Abias.
• Contemporâneos: Eli, Saul e Davi.
(Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD, p. 375)
Escola Dominical, Juvenis, Lições Bíblicas Juvenis






Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.







Fonte e crédito/CPAD.



De todo o meu coração!!!



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.


Seja imitador de Deus

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Postagem Anterior Próxima Postagem