Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 04: Amor-Próprio: "Amar como a ti mesmo"


A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


       Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
       Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.


      


Apresentem o título da lição:
Amor-Próprio: "Amar como a ti mesmo"
  • Professor(a). Você se considera um exemplo de amor-próprio? 
  • Considera que sua autoestima é sadia, longe dos extremos de inferioridade e da superioridade em relação aos outros?
  •  Lembra de como era quando tinha 15 anos de idade?
  •  Falaremos sobre essas questões tão importantes na próxima aula.
  • Na faixa etária de seus alunos, seus corpos, vozes, mentes e demandas estão em enorme transformação. Mesmo sem perceberem, lidam com um luto pela despedida da infância, ainda que muitos a desejassem, e com as incertezas da transição para a vida adulta.
  • Além de tudo isso – que sempre foi desafiador em todas as eras –, a nossa é marcada por uma série de cobranças e comparações exacerbadas pelas vitrines das Redes Sociais, Propagandas e Mídia em geral. Até adultos se veem muitas vezes pressionados e insatisfeitos com a própria aparência, imagina eles, com o cérebro ainda em formação.
  • O Brasil liderou o ranking mundial de cirurgias plásticas e de procedimentos estéticos, em 2024, com mais de 3,1 milhões de intervenções, inclusive em menores de idade, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
  • Outro problema que, em parte, justifica esse número tão alto, são os filtros faciais nas Redes Sociais, pois promovem uma comparação constante com padrões de beleza irreais, gerando insatisfação com a própria imagem, podendo levar a transtornos psicológicos graves, como a dismorfia corporal, ansiedade, depressão e até suicídio. O uso excessivo de filtros cria uma autoimagem digital distorcida e uma desconexão com a realidade, afetando a autoestima e a percepção do próprio valor e do que se tem de belo em si mesmo.
  • Esses juvenis, nativos digitais, lidam com pressões que nenhuma outra geração enfrentou, inclusive estéticas. Além da violência neuronal de uma sociedade que impõe produtividade e desempenho sobre-humano. Muitos veem exemplos de influencers e grandes nomes da tecnologia que fazem o “primeiro milhão” antes de atingirem a maioridade e se cobram o mesmo. Metas surreais de “sucesso” em todas as áreas da vida, o tempo todo, são abraçadas por essa geração como condição para serem validados.
  • Não por acaso, a taxa de suicídio cresceu 43% em uma década no Brasil. Entre os adolescentes, o aumento foi de 81%. Inclusive, em alguns desses casos foram usadas as ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, para se aconselharem e seguiram o passo a passo oferecido pela IA para tirarem a própria vida. A situação é muito grave!
  • Veja, estimado(a) professor(a), o quão importante é instruir nossos adolescentes e jovens sobre esse tema à luz da poderosa e salvífica Palavra de Deus. Por isso, além de todo conteúdo didático-teológico em sua revista, propomos que você pesquise sobre esses fenômenos aqui destacados e debata com seus alunos, em classe, checando o que pensam e como se veem afetados por tudo isso.
  • Esteja atento a possíveis intervenções necessárias, após a aula, com toda sabedoria e dependendo da gravidade, atuando junto a sua liderança e responsáveis do juvenil em questão.
Sobretudo, oremos! Clamemos ao Senhor para guardar nossos jovens, para nos usar como ensinadores da sua Palavra, a fim de cortar laços do Inimigo, intentos malignos contra essas vidas. Ao final da aula, ore com eles, pedindo que o Espírito Santo os livre desses e de outros males do nosso tempo.
Fonte do texto//https://www.escoladominical.com.br


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO


Quero que Valorize


Hino 186 - Harpa Cristã - De Valor em Valor



Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Autoestima
Objetivos:
-  Refletir sobre o que pode causar a autoestima baixa e as ações para minimizá-la.
-  Iniciar o estudo sobre autoestima.

Material:
01 mochila

Objetos pesados que caibam dentro da mochila

Nomes digitados(ver no procedimento)

01 quadro branco ou 01 cartolina

01 tubo de cola
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Digitem as expressões abaixo, separem cada uma e coloquem dentro da mochila: traumas pessoais, más influências das mídias sociais, busca por aprovação e aceitação constante, padrão de beleza ideal, Bullying, medo de rejeição, pouco valor de si mesmo, ansiedade, auto crítica exagerada, palavras negativas das pessoas ao seu redor.

- Digitem os versículos abaixo e coloquem dentro de um bolso da mochila:

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mateus 22:37-39).

Na aula:

- Organizem os alunos em círculo.

- Perguntem para os alunos o que eles entendem sobre autoestima ou amor-próprio.

Aguardem as respostas.

Espera-se que eles falem que se refere a gostar de si mesmo, valorizando quem ele é.

De acordo com o dicionário: “Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões” (Dicionário online).

- Coloquem no meio do círculo uma mochila organizada conforme a orientação já mencionada acima.

- Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.

- Depois, falem: O que significa andar em círculo?

Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.

- Perguntem: O que pode ter dentro desta mochila?

Então, abram a mochila diante de todos e retirem os objetos pesados e os papéis com as expressões que se referem a autoestima baixa.

Leiam cada uma e coloquem em local visível, como em um quadro branco ou cartolina.

Durante a aula, comentem sobre cada expressão. Observem o que os alunos têm a dizer sobre o tema e a reação deles diante disto.
- Para finalizar, enfatizem a importância de gostar de si próprio, descartando ou minimizando ações e sentimentos negativos, deixando o fardo leve, como está a mochila agora(apontar para a mochila vazia).
- Falem: Mas, o que será que tem dentro deste bolso da mochila?
Então, pequem um papel com o versículo abaixo e leiam os versículos de Mateus 22. 37 a 39.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo. ///blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.




RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
  • Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Amor-Próprio: "Amar como a ti mesmo"

Sugestão com vários 
QUEBRA GELO
Por Adália Helena
1. Espelho da Verdade
Material: 
Um espelho médio.
Como fazer:
Passe o espelho entre os alunos e peça que cada um olhe para si por alguns segundos.


Depois, diga:

“A pessoa que você vê aí é amada por Deus. Ele te criou de forma única!”


Em seguida, pergunte:

  • O que você mais gosta em você?
  • O que acha que precisa melhorar?

Aplicação:
Deus nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos, e isso começa quando reconhecemos o nosso próprio valor diante d’Ele.



QUEBRA GELO
2. Eu Sou Especial Porque...
Material: 
Papel e caneta (ou quadro branco).


Como fazer:
Peça para cada um escrever ou dizer uma frase começando com:
“Eu sou especial porque…”


(Exemplo: 
“Eu sou especial porque gosto de ajudar os outros.”)


Aplicação:
Amar a si mesmo é reconhecer as qualidades que Deus nos deu, sem orgulho, mas com gratidão.



QUEBRA GELO
3. Quebra-gelo do Coração
Material: 
Corações de papel colorido.


Como fazer:
Distribua um coração para cada participante e peça que escreva algo que gosta em si mesmo e algo que gostaria de melhorar.
Depois, forme um círculo e peça para (quem quiser) compartilhar.


Aplicação:
Amar-se é cuidar de si, reconhecer suas forças e trabalhar suas fraquezas com a ajuda de Deus.


QUEBRA GELO
4. “Deus me fez assim”
Material: 
Nenhum.


Como fazer:
Peça que cada um diga uma característica física ou emocional de que gosta em si mesmo, e complete com a frase:

“E Deus me fez assim por um motivo!”


Aplicação:
O amor-próprio verdadeiro vem de entender que Deus não erra em quem somos. Ele nos fez com propósito.



QUEBRA GELO
5. Jogo das Qualidades
Material: 
Papel com nomes dos alunos.


Como fazer:
Coloque os nomes em uma caixa. Cada um tira um nome e deve dizer uma qualidade sobre a pessoa sorteada.


Aplicação:
Muitas vezes é mais fácil ver o valor nos outros do que em nós. Mas Deus quer que aprendamos a reconhecer e valorizar também o que Ele fez em nós.







Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

 








   
Fonte e crédito/CPAD.
O Senhor Jesus abençoe você e os seus alunos!



O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.





De todo o meu coração!!!



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.


Seja imitador de Deus

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Postagem Anterior Próxima Postagem