

Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
O Poder do Espírito na vida de Pedro e João
- Professor(a). Na aula desta semana seus alunos aprenderão sobre a ousadia gerada pelo Espírito Santo no ministério de Pedro e João. Eles foram instrumentos do Espírito para que a mensagem do Evangelho chegasse a diversos lugares. Por essa razão, os discípulos sofreram muitas perseguições. Se eles não fossem dependentes de Deus, não suportariam as ameaças, prisões e açoites que sofreram nos primeiros anos da igreja. Mas tudo o que suportaram tornou-se muito proveitoso para que a Palavra de Deus se espalhasse por todo o mundo e, finalmente, chegasse até nós (At 4.1-31).
- A lição aborda a pregação de Pedro como a primeira grande preleção dos apóstolos após o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2.14-47). Naquela ocasião, aproximadamente, três mil almas se converteram a Cristo (vv. 40, 41). Era a primeira grande manifestação do poder de Deus por meio dos apóstolos. Depois dessas coisas, Pedro e João estavam à porta do Templo quando estenderam as mãos sobre um aleijado que veio a ser curado após mais de quarenta anos preso naquela situação (At 3.1-8). Pedro e João foram encorajados pelo Espírito Santo a pregar o Evangelho, mesmo que tivessem de enfrentar a prisão ou a morte. Após experimentarem o poder de Deus, eles tinham a convicção de que seriam instrumentos do Senhor para a salvação de milhares de pessoas.
- O segundo momento que marca o ministério dos discípulos em razão da pregação do Evangelho é o fato de que a igreja orava ao Senhor para que eles fossem libertados da prisão. Deus agiu de forma maravilhosa e assim aconteceu, visto que as autoridades não tinham o que acusar para mantê-los no cárcere (At 4.14-22). Deus é fiel e escuta a oração de seus filhos, Ele sabe livrar os seus servos na hora certa.
- O terceiro ponto a destacar nesta lição era a união dos irmãos da Igreja Primitiva. Eles vendiam suas propriedades e investiam o dinheiro para ajudar os irmãos necessitados e para sustento dos apóstolos que trabalhavam arduamente para que o Evangelho se espalhasse por toda a parte. Deus abençoou de tal forma que o livro de Atos relata que nenhum dos irmãos tinha falta de alguma coisa para o seu sustento (At 4.32-37). Que Deus ajude a igreja dos dias atuais a agir da mesma forma para alcançar aqueles que ainda estão perdidos!
- Fonte:https://www.escoladominical.com.br


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
PODER PENTECOSTAL - Carlos José - 24 Harpa Cristã-LEGENDADO
Harpa Cristã, Nº 122 Fogo Divino
HARPA CRISTÃ: Faze já o seu querer 440
Ó DESCE FOGO SANTO - 05 HARPA CRISTÃ - -Carlos José
HARPA CRISTÃ - 107 - FIRME NAS PROMESSAS.wmv
Ó DESCE FOGO SANTO - 05 HARPA CRISTÃ - -Carlos José
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Pedro e João: Avivamento e Perseguição
Objetivo:Iniciar o estudo sobre a perseguição que Pedro e João sofreram por causa da pregação da Palavra de Deus e milagre de 01 coxo.

01 quadro branco
Marcadores para quadro branco(02 cores)
Procedimento:
- Organizem os alunos círculo para uma Roda de Conversa.
- Perguntem para os alunos se já sofreram algum tipo de acusação ou ameça.
Deixem que eles falem. Escutem atentamente os relatos e no quadro branco escrevam quais foram os tipos de acusação ou ameaça.
Por exemplo: falso testemunho, acusação à nível familiar, na escola, na igreja, na rua, numa loja, má interpretação de uma fala ou atitude etc.
Observem se, além da acusação, se houve também ameaças.
Perguntem como foi o desfecho da situação.
- Depois, perguntem:
Vocês sofreram algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Já ouviram falar ou presenciaram perseguição sofridas por outras pessoas por causa de sua fidelidade a Deus?
Ouçam atentamente o que alunos estão falando.
- Em seguida, falem: Escutamos aqui vários relatos sobre acusações e/ou ameaças, perseguição que vocês já vivenciaram ou apenas escutaram falar.
Na aula de hoje, vamos estudar sobre os avivados Pedro e João, da igreja primitiva, que foram presos por causa da coragem para falarem do evangelho cheios do Espírito Santo.
Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. _____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Reúna os seus alunos e converse sobre a relação do Batismo no Espírito Santo com a realização da Obra de Deus.
_____Ressalte que o revestimento de poder é um aspecto indispensável para aqueles que realizam a evangelização, bem como o trabalho de Missões na igreja.
_____Aproveite o tema da aula e reúna seus alunos em forma de círculo para interceder pelos que estão enfrentando perseguições por causa da mensagem do Reino de Deus.
_____Enfatize que precisamos reconhecer a nossa dependência de Deus na realização da sua obra.
___ Escrevendo no quadro branco.
___Utilizem marcador específico para quadro branco.
___Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
___Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.








Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Filipenses 3:13,14

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Lembre-Se...

Você é obra prima do Criador!!!


Pra você!!!
com todo o meu carinho...

com todo o meu carinho...

De todo o meu coração!!!
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.




CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.
