
Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
Jônatas: O valor da lealdade
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É JÔNATAS?2. ONDE ENCONTRAR UM JÔNATAS?
3. NÃO TEM PREÇO
OBJETIVOS:
ENFATIZAR o caráter de Jônatas ao longo de suas atitudes;DESCREVER sua lealdade incondicional;
CONTEMPLAR o valor de uma amizade verdadeira;
Professor(a). Estudaremos a respeito da amizade e lealdade de Jônatas e Davi Esse é um assunto bem relevante, pois vivemos tempos difíceis onde os interesses pessoais foram colocados acima das amizades. Então, para refletir com profundidade e tornar a aula mais participativa, inicie a lição pedindo que os alunos citem algumas qualidades do caráter de Jônatas e Davi. À medida que eles forem citando, vá relacionando as qualidades no quadro. Depois de ouvir com atenção os alunos, explique que as características do caráter de Jônatas e Davi revelam que eles eram homens cujo caráter foi forjado por Deus. Eles tinham consciência de suas limitações, eram prudentes e amavam a Deus acima de todas as coisas.
____Ressalte o fato de que os amigos são presentes do Pai, por isso, merecem a nossa lealdade. Sem lealdade não pode haver amizade, é o que nos ensina a história de Jônatas e Davi.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
344 HARPA CRISTÃ = UM AMIGO ENTRE OS LÍRIOS
Harpa Cristã - 200 - O Bondoso Amigo (com letra)
Eu preciso de você - Duo Franco, Eyshila
Amigos Para Sempre
Harpa Cristã 536 - Amigo Sem Igual
JESUS, O BOM AMIGO - 198 - HARPA CRISTÃ - Carlos José
HARPA CRISTÃ - 8 - CRISTO, O FIEL AMIGO.wmv
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. _____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
____Pergunte aos juvenis quem é alguém leal em sua vida e por quê.Reproduza o esquema abaixo no quadro.
Utilize-o para enfatizar as características de Jônatas.
QUALIDADES E REALIZAÇÕES | LIÇÕES DE VIDA |
Corajoso e um líder natural. | Lealdade é uma das partes mais forte da coragem. |
O amigo mais íntimo que Davi teve. | Lealdade a Deus coloca todos os outros relacionamentos em perspectiva. |
Confiava em Deus. | Trabalhador. |
Leal | Grandes amizades são custosas. |
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.







Fonte e crédito/CPAD.
Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivos:- Enfatizar a importância de amizades verdadeiras, pautadas na lealdade, tendo como exemplo os personagens bíblicos Jonatas e Davi.
- Refletir sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado com as negativas.
Material:
Sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento)
02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
– Depois, apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:

A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
– Agora, dividam a turma em 02 grupos.
– Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
– Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
– Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e negativas. Enfatizem a importância da lealdade na amizade, tendo como exemplo os personagens bíblicos Jonatas e Davi.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
- Ao final, permita que seus alunos compartilhem o que levaram de lição para as suas vidas após essa aula: Como pretendem conduzir suas relações de agora em diante; se eles possuem amigos verdadeiramente leais; se as amizades que têm cultivado são genuinamente sadias; e por fim, se eles são bons amigos, como Jônatas, e o que podem fazer para melhorar.
- Interceda por sua classe, em especial pelos juvenis que se sentem solitários e sem amizades verdadeiras. A solidão é alarmante nessa faixa etária e um dos indicativos comuns em quadros de depressão, dependência química e até suicídio. Por isso, esteja atenta aos seus juvenis. Clame ao Senhor por suas vidas e procure propor iniciativas em sala de aula que promovam maior comunhão entre eles: Trabalhos extraclasse em trios sorteados, amigos-ocultos de oração (mensal) etc.






Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.
