Plano de Aula Bíblica Juvenis /CPAD – Lição 05: Amor ao próximo


A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


       Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.



  • Não esqueça que para uma boa conclusão é importante uma revisão. Procure aplicar aos alunos o tema com exemplos vivos que eles os identificam no cotidiano. Era assim que Jesus ensinou as maiores lições.



CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
       Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.


      


Apresentem o título da lição:
Amor ao próximo
Quem é o Meu Próximo?
     A pergunta “Quem é o meu próximo?” foi feita por um doutor da Lei a Jesus (Lc 10.29). Para respondê-la, Jesus contou a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37). Na história, o sacerdote e o levita, ambos conhecedores da Lei, ignoraram o homem ferido, enquanto o samaritano, movido por compaixão, cuidou dele.

Jesus nos ensina que o próximo é qualquer pessoa que precisa de ajuda, independentemente de sua cultura, religião ou posição social. O amor verdadeiro transpõe barreiras e se manifesta em ações práticas de compaixão e misericórdia.




Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

Jesus Cristo Mudou Meu Viver



Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


O amor do nosso Deus | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono



Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás


O bom samaritano Infantil gospel




SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
      Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.





RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.


  • Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Por: www.adáliahelena.com
Professor: Hoje vamos conversar sobre algo que Jesus nos ensinou e que transforma o mundo ao nosso redor: O amor ao próximo.

  • Mas antes de começarmos… vocês sabem o que significa “amar o próximo”?
  • (Deixe os alunos responderem – incentive respostas simples, como “ajudar os outros”, “ser bom”, “não brigar” etc.).

  • Professor: Muito bem! Amar o próximo é isso mesmo — é tratar os outros com bondade, respeito e compaixão, assim como gostaríamos de ser tratados.

  • Jesus disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39)

  • Mas... quem é o nosso “próximo”?

  • Será só o amigo da escola? Ou também aquela pessoa que às vezes nos irrita? 
  • (Deixe os alunos pensarem e responderem).

  • Professor(a). Exatamente! Nosso próximo é toda pessoa, mesmo quem pensa diferente de nós, ou quem precisa de perdão.

  • Amar o próximo é agir com amor, não apenas falar de amor.


Vamos pensar juntos:
  • Quando ajudamos alguém que caiu, estamos amando o próximo.
  • Quando compartilhamos algo, estamos mostrando amor.
  • Quando perdoamos, estamos imitando o amor de Cristo.
  • Jesus nos deu o maior exemplo de amor quando deu Sua vida por nós, mesmo sem merecermos.

  • Então, quando amamos as pessoas, estamos mostrando ao mundo como é o amor de Deus.



Pense nisso
Durante essa semana, tente fazer um ato de amor ao próximo, pode ser ajudar alguém, dar um elogio, ouvir um amigo ou orar por alguém que precisa.
Converse com seus alunos/ Escrito por: www.adáliahelena.com






Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

 







  
 Fonte e crédito/CPAD.



Para concluir, apliquem a:
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo: 
Enfatizar que o amor é a marca do discípulo de Jesus.

Material:
01 coração pequeno para cada aluno

Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Nós fomos alcançados pelo amor de Deus.

- Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.

- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.

- Leiam João 13.34 e 35:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:

Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?

Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?

Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?

- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macêdo. ///blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.



Pense nisso
        Contudo, lembre-os de que isso não se trata de “agradar a todos”, não ter opinião própria ou aceitar desrespeito. Jesus não evitou ser duro quando necessário, com os fariseus, por exemplo. E o próprio apóstolo Paulo orientou Timóteo a se AFASTAR daqueles que parecem seguidores da nossa religião, mas com as suas ações a negam. Ou seja, como em Eclesiastes 3, também há tempo de “afastar-se de abraçar”. Portanto, em determinadas situações “afastar-se” pode ser um direcionamento divino, além de uma atitude de amor-próprio. O amor a Deus, a si e ao próximo caminham lado a lado. Estão intimamente ligados (cf. Gl 5.14; 1 Jo 4.20,21). Não nos esqueçamos de nenhum!


  • Ao final da lição, ore com sua classe. Busquem no Senhor a capacidade de cumprir esse mandamento tão desafiador que é amar ao próximo como a nós mesmos, com sabedoria e discernimento.



O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.





De todo o meu coração!!!



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.


Seja imitador de Deus

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.


CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Postagem Anterior Próxima Postagem